Como vos falei no ultimo artigo, em final de 2011 inscrevi me para ser transplantado. Assim fiquei de fazer transplante de cornea ao meu olho esquerdo que estava com a corneá pior, onde a minha visão na altura era de uns 10%.
No dia 23/12/2011 oficialmente deu entrada o meu processo. Estava a contar com uns 2 ou mais anos a espera de ser chamado, mas para minha surpresa no dia 17 de Fevereiro de 2012, uma sexta feira, estava eu no trabalho quando durante a tarde recebo uma chamada. Atendo e ouço do outro lado: “Flávio a sua medica mandou me avisa-lo que temos uma corneá disponível para o transplantar na segunda feira. Deve assim estar segunda feira no hospital de Coimbra pelas 8 horas. Sera feito uns exames e se tudo correr bem é operado.
Ao inicio fiquei quase sem palavras e nem fiz as perguntas básicas como ate que possas posso comer ou de quantos dias seria o internamento! Mas la liguei no dia seguinte e me indicaram que podia tomar o pequeno almoço visto a operação ser a tarde e que ficaria la só uma noite a dormir.
Nessa mesma Sexta Feira avisei o meu patrão o qual já estava a par de que podia ser chamado a qualquer momento e que claro compreendeu bem esta ausência forçada. Tratei de encaminhar o meu trabalho pendente para o meu colega do departamento e a nivel de trabalho correu tudo bem.
Cheguei a casa e avisei os meus pais que ao inicio não queriam acreditar, mas depois la viram que eu estava a falar bem a serio!
O Transplante de Corneá
O fim de semana correu normalmente e segunda de manha, dia 20 de Fevereiro, la estava como prometido no local do internamento do hospital universitário de Coimbra no piso de oftalmologia.
Durante a manha fui visto pela minha medica, Dra Andreia, pela Dra Maria Joao. Tive ainda a tirar analises ao sangue e fiz ainda outro exame que de momento não me recordo, mas que é normal ser feito antes de todas as cirurgias.
Depois destes exames feitos fui conhecer o meu quarto. Conheci os meus 2 colegas de quarto onde é aqui que vemos que não acontece só a nos e não somos só nos que sofremos! Um deles a cortar pedra saltou a lamina e atingiu lhe o olho, ia ser transplantado e tinha aquilo com muito mau aspecto. O outro levou porrada numa discoteca e teve um deslocamento de retina.
Lá fiquei a descansar, cheio de fome! a espera de ser operado.
Eram 16 horas e la me levaram para o bloco operatório. Já no bloco colocaram me o soro, ligara me os aparelhos todos e por fim anestesiaram-me. Visto ser anestesia geral não me recordo de mais nada ate estarem me acordar a saída do bloco operatório. Mas sei que mesmo ai voltei adormecer e só acordei realmente cheio de dores la pelas 21 horas.
Tinha o olho operado tapado como é normal, estava cheio de fome e la veio a enfermeira trazer sumo e bolachas.
Passei a noite completamente em branco sem conseguir dormir devido as dores. As 7 horas com muita dificuldade la ligo para os meus pais a dizer que estava tudo a correr bem, avisei ainda os meus colegas de trabalho que tambem estava tudo bem. Aqui foi engraçado pois só uns dias depois reparei que lhes liguei a uma terça feira que estavam de ferias visto ter sido Carnaval e que consegui acordar algumas pessoas!
Pouco depois a medica Maria João chama me para ser visto por ela. la fui e ela diz me que esta tudo bem, o transplante de cornea tinha corrido bem e que tinha alta, mas que a minha medica ainda me ia ver. Lá esperei e pouco depois sou visto pela minha medica que também confirma estar tudo bem. Tinha alta do hospital, mas que deveria agora ter muitos cuidados. Aqui ja me removeram o penso que tinha, mas notava que via muito mal desse olho, o que é normal dado a cirurgia.
Foi me assim dada uma lista enorme de todas gotas, comprimidos que teria de tomar e foi me passado 1 mês de baixa medica.
Tinha ainda uma lista de cuidados a ter, nada de coçar o olho, fumo, pó ou fazer esforços. Tinha 17 pontos, foi me feito transplante Dalk. O Transplante de Corneá, obriga como qualquer transplante a certos cuidados para não existir rejeição.
Os meus pais foram me buscar e vim a viagem toda sem conseguir encarar o sol. Cheguei a casa e cama, fui descansar.
Essa semana após operação foi bem difícil, irei relatar no próximo artigo.