Proximo passo: anel de ferrara

By | Setembro 28, 2013

Como vos contei no meu anterior artigo, fui diagnosticado com ceratocone, ao qual ficou agendado nesse mesmo dia a colocação dos aneis de ferrara.

Uma cirurgia simples, com anestesia geral, mas com a grande vantagem de a qualquer momento poder ser retirado esses implantes.

Como vos falei também tinha ficado agendado para inicio de Agosto de 2007, mas bem perto dessa data recebi uma comunicação do hospital adiar a cirurgia umas 2 semanas pois o medico não podia.

Chega fim de Agosto e lá vou eu para o hospital da Arrábida para ser operado. Era objectivo vir no proprio dia, visto ser cirurgia em ambulatório.

O problema agora foi que estava com gripe e o medico achou por bem adiar a cirurgia umas 2 semanas porque podia existir problemas devido ao vírus da gripe (eu estar sempre a tossir).

Acreditem que estava a ver que nunca mais era operado, mas la chegou o dia 14 Setembro e fui operado. O mais chato era que as minhas aulas retomavam dia 16 de Setembro e eu não fazia a mínima ideia do que fazer.

Dei entrada no hospital pela manha, estive com soro algumas horas e la fui operado. Só me lembro de acordar com um penso num dos olhos e mal conseguia ver, era normal dado ter sido operado. Estive la algumas horas e o medico deu me alta.

Foi me implantado 1 anel de ferrara no olho esquerdo e 2 anel de ferrara no olho direito.

Vim embora com os meus pais a segurar-me pois não conseguia sequer caminhar ate o carro que estava no parque.

Cheguei a casa e o normal: Cama! Tentei dormir cheio de dores, e la fui dormindo algumas horas.

De manha já conseguia ver um pouco melhor, ainda com muitas dores, lembro me que tinha sido dadas instruções aos meus pais de retirar o tal penso e a colocação diária de varias gotas e colirios.

Os dias passavam e as dores ainda eram realmente muitas, não conseguia ler, ver TV, nem sair a rua, so estava bem deitado com tudo completamente escuro. Passado uns 5 dias fui novamente visto pelo meu medico que disse estar tudo bem, que tinha que descansar para a recuperação correr bem.

O problema continuava que já tinham começado as aulas há 1 semana e eu de atestado medico! Mas primeiro esta a saúde.

Passou mais uma semana e comecei a ver melhorias. As dores deixaram de ser tão intensas, ja conseguia ver TV, estar no computador. Encarar a luz é que era complicado. Tive novamente outra consulta e aparentemente estava tudo a correr como esperado.

Visto a escola me estar a pressionar por causa de exceder o limite de faltas, falei com o medico e decidi mesmo assim voltar as aulas. Mal conseguia escrever, mas pelo menos estava presente. Tinha as suas vantagens, pois sempre me distraia e o tempo passava bem mais rápido.

Claro que não podia fazer qualquer esforço.

Os dias aqui iam começando a ganhar uma rotina. Era meter gotas varias vezes por dia, não apanhar pó ou fazer esforços. Ler já era possível com alguma dificuldade e assim fui andando uns 4 meses ate cicatrizar. Altura essa que seria para fazer ensaio de lentes de contacto para melhorar a visão.

 

8 thoughts on “Proximo passo: anel de ferrara

  1. Ana Granja

    Boa tarde! Faz hoje 14 dias … E sinceramente já me sinto muito melhor… Segundo o médico tinha bastantes dores pois tive uma inflamação na córnea. Li o teu relato mas comigo foi diferente, a anestesia foi local , o que me causou confusão pois vi na medida do possível a operação, já fui ao médico e ele já me disseque posso fazer tudo menos cozinhar e passar a ferro…. Tudo que englobe vapores! Já me fala no direito…. Mas só daqui a três meses depois da recuperação do esquerdo que sinceramente ainda sinto muito pouca melhoria se e que existe. Será um risco operar o direito ? Ainda vejo bem com ele usando os óculos … O problema e que o ceratocone está a avançar muito rápido! Acha que por o anel trava o avanço ? E se não melhorar o direito irá manter-se como está a nível de visão? Obrigada pela ajuda e pelo blog.

    Reply
    1. flaviorodrigues Post author

      Olá! Boa tarde,é isso que se quer! Os cuidados inicias já se sabe que é preciso ter cuidado!

      Eu na altura foi operado aos 2 olhos, visto que é uma cirurgia que não tem contornos definitivos, ou seja, a qualquer momento podem ser removidos os anéis não tem que ter medo! O objectivo da colocação dos aneis não é resolver o problema, é sim tentar para-lo. Se depois disso o ceratocone não avançar já é bom sinal! Mas estou certo que mesmo assim tera melhoras na visão, mas como todos os medicos por onde passei me disseram: “Cada caso é um caso!”

      Sobre o nivel de visão não espere milagres, mas acredito que vai notar a diferença! Há que ser optimista e ainda passou pouco tempo, lembro me que só passado uns 2 ou 3 meses notei algumas melhorias e acredite que as tive, claro que nada de mais, mas para quem sofre de ceratocone 1 ou 2 decimas fazem a diferença!

      Boa recuperação e va dando feedback, eu tambem ca aguardo por ser operado ao olho direito, mas será transplante!

      Reply
  2. CARLOS A VIEIRA

    Eu tenho ceratocone e sofro com isto, não sei o que acontece, meu olho vide doendo, gostaria que alguém me falasse se o anel de ferrara resolve mesmo o problema e será que vou poder ver sem essa lente rigida, que é meu tormento,,,

    Reply
    1. flaviorodrigues Post author

      Bom dia, entendo-o bem infelizmente.

      No entanto o anel de ferrara não lhe vai corrigir totalmente o ceratocone, é um tratamento para ver se resolve, no entanto depois disso na minha opinião a tolerancia a lentes rigidas ainda vai ser pior. Mas tentar não custa Boa sorte

      Reply
  3. Djanane

    Boa tarde, tb tenho ceratocone e tenho que fazer o implante do anel, gostaria de saber onde vcs fizeram? e se possivel qual o valor aproximadamente da cirurgia?

    Reply
  4. Edgar Belo

    Boa tarde, tenho ceracotone e está no nivel 4 no olho esquerdo, o medico diz que a cornea nao apresenta estrias, sabem se ainda é possivel meter os aneis ja neste estado avançado ou se vou avançar para o transplante de cornea. Estou desolado com toda esta situaçao.
    Cumprimentos.

    Reply
  5. Raphael Lima

    ceratocone é FODA! fiz implante de anel no olho esquerdo combinado com crosslink TERRIVEL!!! eu sinceramente nao sei se realmente compensou o valor que gastei e todo trabalho emocional decorrente das dores da recuperaçao .. tive algumas complicaçoes como ter de reposicionar o anel por motivo de estrosao…. hje apos 7 meses da cirurgia me sinto novamente desconfortavel com o implante… com a sensaçao de que meu corpo deseja expulsar esse corpo estranho… isso que havia dias que nem me lembrava mais de todo procedimento que havia passado…. tenho pensado seriamente em remover o anel mesmo reduzindo minha qualidade de visao… acredito que o ceratocone tenha estabilizado devido ao tratamento do crosslink….sinceramente acredito ser muito chulo e precario esses procedimentos que dizem ser de alta tecnologia de ultima geraçao desenvolvida na Europa e bababi e bababa…. enfim… o homem nao so pisou na lua como ja aderiu inumeros fundamentos tecnologicos como A NANOTECNOLOGIA!!! o grande e maior problema é a FUNÇAO CONSUMISTA DO SISTEMA IMPOSTO DEMOCRATA CAPITALISTA! cujo o qual se tu nao tem poder aquisitivo para alcançar determinadas fontes avançadas das quais seriam realmente viaveis e abrangentes … ficamos na roça por assim dizer!!! por mais que os oftalmos dizem promoverem o melhor procedimento hje eu me sinto um ignorante por nao avaliar bem as circunstancias e o proprio material do implante … por mais que seja de baixo nivel de regeiçao é ridiculamente AGRESSIVA por este nao ser MALEAVEL e sim RIGIDO!!!! mas fazer oq??? se o mundo é assim hje!!! cortam fontes de informaçao para que eles possam nos entupir das quais os interessam! mas enfim…. HJE acredito que oq mais me valeu foi o aprendizado em modo geral como ser que busca ser um humano de fato nao faria esse implante novamente! buscaria ate os ultimos recursos que eu pudesse alcançar antes de tomar quaisquer providencia em relaçao essa doença degenerativa da cornea! ahh OBS: Fui operado no hospital BOS de Sorocaba na sessao particular o qual dizem ter os melhores medicos qualificados do pais e regiao…! e suas informaçoes sem muita estrura de seus efeitos colaterais me deixaram a desejar!! outra OBS: esse é apenas o meu caso como pessoa! cada um cada um… e fico feliz de poder expor um pouco meu lado com quem entende oq esse pequeno problema pode transformar em uma vida! ^^ Abrs queridos paz amor e muito bem a todos!

    Reply

Deixar uma resposta