Ceratocone tem cura? A grande pergunta

By | Novembro 3, 2013

ceratocone

Decerto quem sofre de ceratocone já perguntou isto, mas afinal ceratocone tem cura? Na minha opinião sim, claro que actualmente não existe nenhum tratamento totalmente eficaz, mas a ciência esta bem avançada e continua avançando dia a dia e hoje em dia temos varios tratamentos para esta chata doença que é o ceratocone.

Quando alguém é diagnosticado com ceratocone começa-se por adaptar a pessoa a lentes de contacto, isto não resolve, simplesmente é o método mais “facil e pratico” de tentar que o paciente consiga ver melhor. Todos os tratamentos tem esse objectivo: Fazer o paciente ver melhor.

No entanto é normal o ceratocone avançar e ai temos mesmo que fazer uma visita ao bloco operatorio. Nesta fase é normal optar-se por um de dois tratamentos, que são os implantes de aneis de ferrara ou o Crosslink. Este ultimo é um tratamento recente que irei explicar melhor em breve.

Nenhum destes métodos vai resolver o ceratocone, vão sim tentar parar a evolução do mesmo. Para que junto com as lentes de contacto o paciente tenha uma visão melhor. São métodos pouco invasivos comparados por exemplo ao transplante de cornea.

A maior parte das pessoas consegue fazer uma vida normalmente só com estes pequenos tratamentos e vive o resto da vida tendo o ceratocone adormecido.

No entanto existem outras pessoas que mesmo após estes tratamentos o ceratocone continua avançar. Eu sou uma delas dai que não sobra outra hipotese senão fazer o transplante de cornea.

Aqui costuma-mos perguntar, mas com o transplante o ceratocone tem cura? Uma coisa é certa não se ouve falar de pessoas que foram transplantadas e voltaram a ter ceratocone, no entanto fazer um transplante não é igual a ir tirar um dente, ou seja temos que ter muitos cuidados para não existir rejeição, mas por norma a qualidade de visão que temos após o mesmo compensa o esforço.

O objectivo é sempre o mesmo: melhorar a visão e o transplante de corneá é o ultimo tratamento no combate desta doença.

Para concluir a minha resposta a esta pergunta é simples: não se preocupe se o ceratocone tem cura, preocupe-se é se actualmente ve bem e caso tenha ceratocone estaja atenta(o) a possiveis evoluções para junto dos medicos poder encontrar o melhor tratamento para si.

 

16 thoughts on “Ceratocone tem cura? A grande pergunta

  1. Rilmara

    Tenho ceratocone, seu blog foi um colirio para meus olhos hoje. Irei fazer anel de ferrara semana que vem e estava muito preocupada.
    Espero que esteja se recuperando bem, obrigada!

    Reply
    1. flaviorodrigues Post author

      Olá! Obrigado e espero que a ajude e acredite que tudo tem cura!
      Muita boa sorte para si nesse novo passo, vá dando noticias.

      Reply
  2. jorge fernandes epifanio

    Obrigado pela informação, trato de a muito tempo deste problema e não e fácil, seu comentário ajudou muito.

    Reply
    1. flaviorodrigues Post author

      Bom dia, agradeço o seu relato, não é algo que se leia muito, lamento a sua má sorte e desejo tudo de bom e as melhoras.

      Flávio

      Reply
  3. Patricia Kelly

    Ola eu desenvolvi ceratoconi em 2000 depois de uma cirurgia a laser, meu olho esquerdo e o pior porque a cornea esta tao fina q se pode romper a qualquer momento, em meu caso acho q so o transplante resolve, o que pasa e que agora estou vivendo em miami e aqui a coisa e dicerente, tudo muito caro ,, percebo q cada dia perci mais a visao , bom vamos ver que pasa, Deusnos ajude. Bjs a todos.

    Reply
    1. flaviorodrigues Post author

      Olá boa tarde, o ceratocone tem sempre tendencia aumentar tornando cada vez a visão pior.

      Recomendo ser seguido por um oftalmologista, não sei como funciona o sistema de saúde ai, mas olhe que a saúde esta em primeiro lugar.

      Votos de boa sorte e as melhoras

      Reply
  4. Pierry Borges

    Olá, seu blog é de grande ajuda, você faz um excelente trabalho compartilhando suas experiencias.

    Estou em tratamento e o médico indicou implante de anel de ferrara e crosslink,

    O preço ficou em R$5.000,00 para crosslink
    e R$2.500,00/olho para o implante do anel de ferrara a laser, e o anel o plano de saúde iria cobrir.

    Gostaria de saber se este preço é justo e qual a variação dele?

    Att.

    Reply
    1. Rilmara

      O médico também me recomendou o anel e o crosslink. Estou me recuperando do anel, fiz com intralase no HOB. O plano cobriu o anel e paguei 1200 no laser; o crosslink devo fazer quando tiver dinheiro, 3500 cada olho mais os 1200 do laser (4700 o olho). Acho um absurdo o preço destas cirurgias, deveriam ser mais acessíveis a população.

      Reply
  5. Lucas Tosta

    Ola boa tarde, tenho Ceratocone há pelo menos 16 anos, gostaria de saber se há algum tratamento que não seja por cirurgias, se há algum tipo de vitamina ou proteína que ajude a combater a doença?

    Reply
    1. Ian

      Creio eu que o único tratamento não invasivo seja as lentes rígidas gás permeável… Com relação as vitaminas, o crosslink é um processo que se aplica uma vitamina (B2) + Raio Ultravioleta e é cirúrgico.
      Não tenho fontes, apenas relato pessoal.
      Na dúvida, espere resposta do autor do blog.

      Reply
  6. Lucas Tosta

    O Crosslinking “freia” o Ceratocone? Por que se “freia” o próximo passo seria encontrar um método para regenerar o tecido corneano, talvez estimulando o tecido a produzir mais colágeno, pois é evidente que há uma deficiência de colágeno, caso o contrario a córnea não perderia sua rigidez nem afinaria, porem essa é só a minha opinião.
    Obrigado

    Reply
  7. luciane evelin

    Descobri hj ke tenho ceratocone vou comecar o tratamento e perdir para deus ke td de certo

    Reply
    1. Lucas Tosta

      Quanto a mais rápido vc buscar por tratamento melhor, mt cuidado com o lado emocionar pois se vc se deprimir ou ficar mt triste isso pode fazer o Ceratocone avançar, isso aconteceu comigo, mas claro cd organismo reage de forma diferente, busque conhecimento sobre o Ceratocone e experiencias com qm tem, pq é complicado no inicio acostumar tem q usar lentes de contato q incomodam mt no inicio, mas depois é de boa, talvez vc não precise de lentes e só precise usar óculos dependendo do seu grau, no meu caso eu preciso usar lentes e uso a mais de 6 anos é tranquilo para mim mas no começo foi difícil, sem lentes eu não consigo ver nem um pouquinho de nitidez na minha frente, as vezes isso pode até me preocupar e me deixar triste mas se eu acostume com isso até hj isso eu nem chamo mais de problema. Hj eu tenho 30 anos e parece q o Ceratocone estabilizou, ti aconselho a fazer uma Topografia da córnea a cd 6 meses se possível, para saber o estado do Ceratocone e se vc perceber q sua visão piorou faça uma Topografia o mais rápido possível.

      Reply
  8. MICHEL RAMOS

    Descobri o ceratocone à 2 anos comecei a usar lentes rigidas agora estão me incomodando muito, mas antes tinha feito um oculos mas nao exergava legal mas agora passando esses 2 anos usando lentes estou exergando bem melhor com os óculos. Será que houve alguma melhora?

    Reply
  9. Solange

    Boa noite, meu filho tem ceratocone e vai fazer crosslink vou pgar 4.200,00 o preço é um absurdo e o convênio que é a unimed não cobre eu acho que deveria comprir pós não é estética e sim uma doença.

    Reply

Deixar uma resposta